sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O medo da chuva!

Sabe quando somos crianças e adoramos um dia quente de sol seguido de uma tarde chuvosa, pelo simples fato de que a chuva vem, não só para nos refrescar como, para nos proporcionar o prazer de um banho de chuva?

É disso que quero falar hoje...

Noite passada houve muita chuva no telhado, e houve um dia inteiro de sol quente. Mas não sei porque, como uma adulta não sai na rua e não me deliciei com a chuva caindo.

Prefiro acreditar que chuva é SIM para molhar e devemos SIM aproveitar, e não estou me referindo a economia na conta de água e luz.

Outro dia estava voltando para casa do supermercado acompanhada de uma amiga, que ficou assustada e acuada com a chuva e por isso saiu em disparada para não se molhar, continuei o caminho a passos lentos aproveitando as gotas, que não matam, de chuva que caíam sobre mim. Quando cheguei ela me esperava, com cara séria e um pouco molhada e logo me indagou: - Você está louca? - Não sei, mas me ocorreu que não deveria responder, não vali a pena.

Ontem a noite, ao ouvir a chuva cair, recordei-me do ocorrido, senti um aperto no peito, uma vontade de cair na chuva e dançar, fiquei com medo de ainda não ter crescido. E nem sei se deveria ter este medo.

Será que adulto não pode tomar banho de chuva? É errado? Faz parte de um dos sete pecados capitais? A igreja proíbe? Deus está vendo?

Bem, se é certo que Deus a tudo vê, sim ele deve estar olhando sim, mas e porque não dançar na chuva se ela está ali fora, esperando por uma alma caridosa que veja nela um cobertor coberto de doces gotas para refrescar a alma.

Ei sei que em tempos de enchente é estranho esta minha indagação, afinal, tudo o que estamos esperando é que não ocorra outra inundação, logo o que menos queremos é água caindo do céu.

Mas não é disso que estou falando não, é da ingenuidade, presente na criança e adormecida no adulto. Há muita infelicidade nisso não há?

Outra coisa que sei é que em dias que estamos saindo para trabalhar, para um compromisso outro e cai aquela chuva torrencial pensamos logo, puxa vou ficar todo molhado.

Mas não é disso também que falo aqui, falo do prazer de viver cada pequeno momento da nossa vida. A chuva em um momento descontraído não faz mal ao nosso corpo, pelo contrário, faz muito bem ao nosso coração, porque ascende em nós uma centelha da criança que fomos e ainda podemos ser, mesmo que as vezes, sem receio de ser ridículo ou infantil.

É, a chuva tem sim suas vantagens.

Mas claro, na próxima vez em que estiver acompanhada retornando para casa e a chuva cair, sei que ao caminhar em passos lentos, a pessoa que estiver ao meu lado sairá em dispara e me esperará com o mesmo rosto fechado secando as gotas que o atingiram e me perguntará: - Você está louca? - Novamento não sentirei vontade de responder...

...Afinal, é só secar...


Nenhum comentário: